Primeiras leituras de Monteiro Lobato
Introdução
A
leitura em voz alta, feita pelo professor, para seus alunos, tem um enorme
potencial educativo: permite que as crianças conheçam (ou reencontrem) obras e
autores, se encantando, com isso, pelas maravilhas da literatura; apresenta a
elas algumas das razões que levam os leitores adultos a ler, ajudando-as na
identificação de seus próprios motivos para buscar essa atividade; permite que,
no momento da leitura, a sala toda esteja unida em torno das emoções e do
prazer que essa leitura desencadeia - como uma verdadeira comunidade de
leitores - e que, depois, dela, todos possam trocar ideias e discutir as
impressões que tiveram, seus personagens preferidos, os momentos de medo ou
suspense, outros finais possíveis etc., conhecendo o ponto de vista de outros
leitores sobre a leitura realizada e com isso aprofundando sua compreensão,
aprendendo a apreciar outras opiniões e também a fundamentar melhor as suas.
Além
disso, a leitura em voz alta, pelo professor, tem a função de possibilitar que
as crianças participem da leitura de obras que ainda não teriam autonomia para
ler sozinhas. É o caso dos textos de autores clássicos da literatura
infanto-juvenil ou da leitura de livros por capítulo.
Essa
sequencia didática tem, portanto, o objetivo de apresentar Monteiro Lobato às
crianças de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, por meio da leitura integral de uma obra, O Saci, e de trechos de uma outra, O Picapau Amarelo.
A escolha dos livros
Monteiro
Lobato é um autor importantíssimo da literatura brasileira, que dedicou boa parte
da sua obra às crianças. A leitura de seus livros, com os personagens do Sítio
do Picapau Amarelo, foi determinante para que gerações de crianças se
apaixonassem pela leitura. Isso fica ainda mais claro quando temos a
oportunidade de conhecer os autores que marcaram a trajetória de leitura dos atuais autores de literatura
infanto-juvenil brasileira: Monteiro Lobato aparece na maioria delas.
Por tudo
isso, podemos considerar que é papel da escola, hoje, apresentar Monteiro
Lobato às crianças e possibilitar que elas vivam, também, a experiência de
leitura tão encantadora que sua obra proporciona ao leitor.
Pensando
nas crianças de 1o e 2o ano, duas obras de Lobato são excelentes pontos de
entrada para o universo de sua obra: O Saci, porque apresenta o sítio e seus
personagens em aventuras com elementos do folclore brasileiro, e O Picapau
Amarelo, que faz o mesmo, mas com personagens do mundo das fábulas e contos de
fada. Nos dois casos, os pequenos têm vários conhecimentos prévios que apoiam
esse ingresso no universo literário de Lobato: os conhecimentos do folclore
brasileiro, da literatura dos contos de fada e das versões televisivas do Sítio
do Picapau Amarelo.
Objetivos
-
Conhecer um autor importante da literatura brasileira: Monteiro Lobato.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.
- Ter a experiência de ler narrativas longas, organizadas em livros por capítulos.
- Identificar alguns elementos que caracterizam a obra desse autor.
- Ter acesso a textos de boa qualidade literária e compartilhar do prazer de lê-los.
- Participar de situações de intercâmbio de ideias, preferências e opiniões acerca da leitura de obras desse autor.
- Ter a experiência de ler narrativas longas, organizadas em livros por capítulos.
Conteúdo
Leitura.
Leitura.
Anos
1º e 2º anos.
1º e 2º anos.
Tempo estimado
De 2 a 3 meses.
De 2 a 3 meses.
Material necessário
Livros O Saci e O Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Livros O Saci e O Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Desenvolvimento
1ª
etapa: Apresentação do autor e dos livros que serão lidos na sequência
Compartilhe
com os alunos o objetivo da sequência didática: conhecer um autor muito
especial para as crianças brasileiras, que, inclusive, foi o autor preferido de
outros autores queridos pelas crianças como Ana Maria Machado, Ruth Rocha. Você
pode ler para seus alunos os depoimentos abaixo, em que essas autoras comentam
a importância da leitura dos livros de Monteiro Lobato, quando eram pequenas:
Eu
tinha adoração por Monteiro Lobato, queria morar no Sítio do Picapau Amarelo.
Eu lia aquilo tudo e imaginava Manguinhos sem o mar. Para mim, o Sítio era
Manguinhos sem o mar. Em vez do mar tinha um ribeirão, mas o resto era tudo
igual. Quando acabei de ler o último livro do Lobato, li e reli, e pensei:
"E agora?". Não tinha mais livros dele, pois ele já tinha morrido,
não iria escrever mais. Comecei a infernizar meu pai: "Quero outro livro
assim, quero outro livro parecido". Então, ele me deu uns livros da
Condessa de Ségur, mas eles nem se comparavam aos de Lobato. Era uma coisa meio
chata, que não me satisfazia. E continuava a apoquentá-lo: "Quero outro
assim, quero um livro que continua". Eu tinha alguma coisa parecida com
aquilo que os meninos de hoje têm em relação à Harry Potter. (Ana Maria Machado)
Meu primeiro livro está esquecido hoje: O Garimpeiro do Rio das Garças. Minha mãe trouxe-o para mim. Adorava esse livro. Anos depois, como escritora, fui a uma exposição na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na Vila Buarque, em São Paulo, sobre Lobato. Comecei a olhar os livros e encontrei O Garimpeiro do Rio das Garças. Era de Monteiro Lobato! Está publicado, mas ninguém fala desse livro. Quando ele fez as Obras Completas, não pôs esse livro, não sei por quê. Arranjei uma cópia, comprei e falei: "Deve ser ruim esse livro, porque ele excluiu". Nada, é ótimo! Acho que pensou que sua obra era só a do Sítio... Esse foi o primeiro livro que li. No entanto, antes de saber ler, minha mãe já lia Lobato para nós. Ela lia muito para nós, leu a obra toda de Monteiro Lobato. Mesmo depois, quando a gente já sabia ler, ela continuava lendo. E a gente adorava. Eu gostava tanto de Monteiro Lobato que chorei quando ele morreu, em 1947. Pensei: "Nunca mais vai ter livro do Lobato". Tinha dezesseis anos e fiquei com saudade dele. Já lia de tudo, lia livro de adulto Hemingway, Steinbeck, e tinha saudade do Lobato! (Ruth Rocha)
(Os depoimentos acima fazem parta do livro Memórias da Literatura Infantil e Juvenil: trajetórias de leitura. Editora Peirópolis, 2009)
Meu primeiro livro está esquecido hoje: O Garimpeiro do Rio das Garças. Minha mãe trouxe-o para mim. Adorava esse livro. Anos depois, como escritora, fui a uma exposição na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, na Vila Buarque, em São Paulo, sobre Lobato. Comecei a olhar os livros e encontrei O Garimpeiro do Rio das Garças. Era de Monteiro Lobato! Está publicado, mas ninguém fala desse livro. Quando ele fez as Obras Completas, não pôs esse livro, não sei por quê. Arranjei uma cópia, comprei e falei: "Deve ser ruim esse livro, porque ele excluiu". Nada, é ótimo! Acho que pensou que sua obra era só a do Sítio... Esse foi o primeiro livro que li. No entanto, antes de saber ler, minha mãe já lia Lobato para nós. Ela lia muito para nós, leu a obra toda de Monteiro Lobato. Mesmo depois, quando a gente já sabia ler, ela continuava lendo. E a gente adorava. Eu gostava tanto de Monteiro Lobato que chorei quando ele morreu, em 1947. Pensei: "Nunca mais vai ter livro do Lobato". Tinha dezesseis anos e fiquei com saudade dele. Já lia de tudo, lia livro de adulto Hemingway, Steinbeck, e tinha saudade do Lobato! (Ruth Rocha)
(Os depoimentos acima fazem parta do livro Memórias da Literatura Infantil e Juvenil: trajetórias de leitura. Editora Peirópolis, 2009)
Em
seguida, pergunte às crianças o que elas conhecem sobre o Sítio do Picapau
Amarelo e seus personagens. Vá alimentando a conversa apresentando informações
sobre o sítio e também sobre o autor e seu contexto, com informações sobre como
era a sociedade no tempo em que viveu, sua profissão, sua atuação como
escritor, sua vida etc.
Para que essa seja uma boa conversa, prepare-se com antecedência: você pode encontrar muitos dados interessantíssimos sobre o autor em sites como estes:
Para que essa seja uma boa conversa, prepare-se com antecedência: você pode encontrar muitos dados interessantíssimos sobre o autor em sites como estes:
http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm
http://lobato.globo.com/
http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm
http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html
http://tudosobreleitura.blogspot.com/2010/03/entrevista-tatiana-belinky.html
http://lobato.globo.com/
http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm
http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html
http://tudosobreleitura.blogspot.com/2010/03/entrevista-tatiana-belinky.html
Em
seguida, apresente os livros que farão parte da sequência: O Saci e O
Picapau Amarelo. Explore a capa e a contracapa, compartilhando com os
alunos as informações ali apresentadas. Comente com as crianças que primeiro
vocês lerão juntos O Saci e depois vão conhecer alguns capítulos
do livro O Picapau Amarelo.
Leia,
então, em voz alta, o primeiro capítulo de O
Saci - "Em
férias"-, para seus alunos e, ao final da leitura converse com eles sobre
o que foi lido, perguntando como eles acham que seria passar as férias no
Sitio, o que eles pensam que poderá acontecer durantes essas férias etc..
Combine que, a partir da próxima aula, você lerá um capítulo desse livro, todos
os dias, para sua turma.
2ª
etapa: Leitura integral (por capítulos) da obra O Saci
Nessa
etapa você vai proporcionar a seus alunos a experiência de acompanhar a leitura
integral de um livro por capítulos. Para tornar essa experiência significativa
e possibilitar a seus alunos toda a delícia e riqueza que a leitura de uma obra
de Monteiro Lobato pode proporcionar, é fundamental que você se planeje para
essa atividade.
Antes da
aula, prepare-se para a leitura em voz alta, lendo o capítulo e antecipando
comentários, ideias, emoções e experiências que essa leitura desperta ou evoca,
e que você pode compartilhar com seus alunos no intercâmbio após a leitura.
Na aula,
retome com seus alunos os acontecimentos do capítulo anterior e, leia o título
do capítulo que será lido naquele dia, levantando com os alunos hipóteses do
que poderá acontecer na leitura desse novo capítulo.
Leia com
entonação, demonstrando entusiasmo pela história e interpretando as emoções
despertadas por ela. Não substitua palavras, nem pule trechos. As crianças são
capazes de entender a partir do contexto - e na leitura de obras longas elas,
ao mesmo tempo em que se apropriam do universo da história, vão se apropriando
também de um universo de termos e expressões que ali aparecem. Combine que as
dúvidas poderão ser tiradas sempre ao final da leitura. No caso de dúvidas
sobre palavras, volte ao trecho em que elas aparecem e releia para os alunos,
discutindo se o contexto da história permite que se descubra o significado
provável da palavra. Caso isso não seja possível, informe aos alunos o
significado ou combine de fazer a busca, depois, no dicionário.
Terminada
a leitura, converse com as crianças sobre o capítulo, as aventuras que ele
apresenta, as emoções que desperta. Procure criar condições para que as
crianças escutem as ideias umas das outras e troquem opiniões. Para isso, você
pode reapresentar para a sala o comentário feito em voz mais baixa por um dos alunos,
ou devolver para a sala uma pergunta feita a você... O importante é instituir a
prática de troca de ideias e opiniões após a leitura.
3ª
etapa - Leitura de trechos da obra O Picapau Amarelo
Terminada
a leitura de O Saci,
pergunte às crianças o que acharam da história, de seus personagens, do final
escolhido por Monteiro Lobato.
Comente
com a classe que enquanto no livro O
Saci aparecem muitos
personagens do folclore brasileiro, em outro livro de Lobato, O Picapau Amarelo, aparacem
personagens dos contos de fada, de histórias famosas como as de Dom Quixote e
Peter Pan e da mitologia grega. Pergunte a eles o que acham que pode acontecer
quando personagens assim participam de aventuras no Sítio.
Para
alimentar essa conversa, você pode explorar o índice do livro com as crianças e
perguntar que aventuras parecem acontecer ao longo dos capítulos.
Combine
que você vai ler alguns capítulos desse livro para que todos possam conhecer um
pouco dessas aventuras.
Prepare
a leitura em voz alta dos capítulos:
- A
Cartinha do Polegar
- Começa a mudança para o Sítio
- Peter Pan e Capinha Vermelha
Após a leitura de A Cartinha do Polegar, explore, na conversa com seus alunos, o que eles acham que poderá acontecer no Sítio quando todos esses personagens, do mundo da fábula, se mudarem para lá; faça uma lista dos personagens conhecidos e desconhecidos; pergunte como eles pensam que Dona Benta irá fazer para que todos tenham suas casas e fiquem bem acomodados; converse sobre se eles acham que Emilia, Narizinho, Pedrinho e Visconde vão se dar bem com todos esses personagens diferentes; pergunte, ainda, qual opinião eles acham que Tia Nastácia vai ter sobre essa mudança.
Registre as ideias dos alunos num cartaz.
- Começa a mudança para o Sítio
- Peter Pan e Capinha Vermelha
Após a leitura de A Cartinha do Polegar, explore, na conversa com seus alunos, o que eles acham que poderá acontecer no Sítio quando todos esses personagens, do mundo da fábula, se mudarem para lá; faça uma lista dos personagens conhecidos e desconhecidos; pergunte como eles pensam que Dona Benta irá fazer para que todos tenham suas casas e fiquem bem acomodados; converse sobre se eles acham que Emilia, Narizinho, Pedrinho e Visconde vão se dar bem com todos esses personagens diferentes; pergunte, ainda, qual opinião eles acham que Tia Nastácia vai ter sobre essa mudança.
Registre as ideias dos alunos num cartaz.
Após a
leitura de Começa a mudança
para o Sítio, retome esse cartaz para ver se a leitura deu alguma pista
que ajude a saber se as ideias da classe estavam parecidas ou diferentes das de
Monteiro Lobato ao escrever o livro.
Após a
leitura de Peter Pan e
Capinha Vermelha, discuta com a sala os acontecimentos mirabolantes que
aparecem ali. Caso eles tenham dúvidas sobre alguma parte, volte ao texto e
releia o trecho em questão, pedindo que todos compartilhem com os colegas como
entenderam aquele trecho, contribuindo, você também, com suas impressões.
Em
seguida, retome mais uma vez o cartaz e as hipóteses que a classe tinha sobre o
desenrolar da história no livro, perguntando aos alunos se mudariam algo
daquele cartaz.
4ª
etapa - Roda de biblioteca explorando livros de Monteiro Lobato
Para
finalizar a sequência, organize uma roda de biblioteca (que pode acontecer na
sua sala ou na biblioteca da escola) para apresentar para seus alunos outros
livros de Monteiro Lobato que fazem parte do acervo da escola ou da biblioteca
pública de sua cidade.
Organize
os alunos em roda e apresente os livros um a um, lendo o título, explorando
capa e contracapa, mostrando onde fica o índice, compartilhando algumas
ilustrações. Combine um tempo para que eles possam explorar, por si próprios,
esses livros, orientando os alunos a, num primeiro momento, escolher um livro e
observá-lo sozinho, procurando descobrir que personagens aparecem ali e pistas
do que acontece naquela história; depois, eles devem compartilhar seus achados
com uma dupla. No final, todos voltam a se sentar em roda, para que, aqueles
que desejarem, compartilhem com a sala o que descobriram ao olhar os livros.
Nessa
rodada de conversa final, procure ressaltar essas descobertas dos alunos. É
provável que eles consigam observar que existem personagens que aparecem em
todos os livros, como Narizinho, Pedrinho, Emilia, Visconde, Dona Benta e Tia
Nastácia, que as ilustrações são diferentes de edição para edição, que existem
muitos livros escritos por esse autor etc.
Pergunte a seus alunos o que eles esperariam encontrar num novo livro de Monteiro Lobato, em relação a personagens, lugares, histórias, aventuras e, se possível, disponibilize livros do autor para empréstimo. Assim, seus alunos vão poder continuar a se encontrar com esse autor, criando suas próprias trajetórias de leitura.
Pergunte a seus alunos o que eles esperariam encontrar num novo livro de Monteiro Lobato, em relação a personagens, lugares, histórias, aventuras e, se possível, disponibilize livros do autor para empréstimo. Assim, seus alunos vão poder continuar a se encontrar com esse autor, criando suas próprias trajetórias de leitura.
Avaliação
Avalie,
ao longo das etapas da sequência, se seus alunos estão sendo envolvidos pela
leitura, se compartilham suas impressões nas rodadas de intercâmbio de ideias
após a leitura em voz alta de cada capítulo e se eles estão mostrando ter uma
maior familiaridade com o autor.
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