Translate

quinta-feira, 30 de maio de 2013

AULA FORA


MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

No dia 4 de Maio de 2013 fomos juntamente com a turma de pedagogia 4° e 5° semestre, sob o acompanhamento da Professora Fernanda visitar o Museu da Língua Portuguesa. O Museu da Língua Portuguesa fica localizado na Estação da Luz na cidade São Paulo é um espaço cheio de grandes atrações referentes a língua oficial do Brasil, o português, nesta visita foi possível observar o quanto a modernidade e a tecnologia são recursos indissociáveis, desde a entrada encontramos características que vão além de um museu convencional em um elevador panorâmico fomos direto ao terceiro andar.
 No auditório foi exibido um filme narrado por Fernanda Montenegro, sobre As Origens das Línguas que conta a trajetória histórica da Língua, quais povos influenciaram a sua formação e em quais países o idioma é falado. Ao final, uma surpresa: a tela é erguida, dando passagem a um pátio com pequenas arquibancadas ao redor, onde são projetados em todo o espaço, do teto ao chão e ao mesmo tempo, imagens e sons de textos e poesias clássicas da Língua Portuguesa.
No segundo andar fica a Grande Galeria com um corredor que lembra uma estação de trem, na parede são projetados filmes em uma grande tela sobre temas variados sobre o idioma é usado no carnaval, no futebol, no dia-a-dia. Ao sairmos desse corredor, entramos em uma sala um pouco maior onde ficam alguns totens multimídia com monitores interativos, que disponibilizam informações sobre as influências de outras culturas no idioma. Na parede a direita, se encontra um painel chamado Linha do Tempo, contendo informações e imagens históricas, com monitores interativos, onde o visitante pode se aprofundar no tema relacionado com aquele ponto específico da linha do tempo, através de vídeos. Há também o Mapa dos Falares, onde escolhendo o estado, pode-se ouvir como é o português falado em cada região do País, e no final da galeria fica o Beco das Palavras, um lugar divertido onde podemos participar de um jogo interativo, onde em uma mesa são projetadas partes de palavras em três telas horizontais, o objetivo é formar palavras, quando se consegue, seu significado e origem aparecem no meio da tela em forma de texto, imagem e som.
O primeiro andar estava fechado, lá ficam as exposições temporárias, ao final dessa experiência maravilhosa, participamos de uma caminhada com monitoria no entorno da estação da Luz para compreendermos o contexto histórico e entendermos o porquê do Museu da Língua Portuguesa ter sido instalado na estação da luz, com a abolição da escravatura os senhores do café precisavam de mão de obra para trabalhar em suas fazendas, portanto houve a necessidade de trazer mão de obra de fora, iniciava-se a “escravidão branca” os imigrantes chegavam de trem e era ali na estação da luz que acontecia o primeiro contato com a Língua Portuguesa. O monitor nos disse que atualmente toda a região passa por modificações que fazem parte do projeto de recuperação e reurbanização do centro histórico da cidade de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário